SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48Qual o papel do conselho geral na gestão das escolas públicas portuguesas? Percepções dos diretoresA escola em movimento em prol da promoção da competência de leitura: uma revisão teórica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702versão On-line ISSN 1678-4634

Resumo

VIEGAS, Moacir Fernando. Trabalhando todo o tempo: sobrecarga e intensificação no trabalho de professoras da educação básica. Educ. Pesqui. [online]. 2022, vol.48, e244193.  Epub 04-Nov-2022. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202248244193.

O objetivo do presente artigo é descrever, analisar e explicar as propriedades e características da intensificação e da sobrecarga de trabalho de professoras e professores da educação básica de 18 municípios da região do Vale do Rio Pardo, Rio Grande do Sul, nos anos de 2018 e 2019. Para tanto, apoia-se em dados originados da aplicação de questionário realizado com uma amostra de 204 docentes de escolas públicas da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio, além de entrevistas e grupo de discussão. O estudo é apoiado em referências teóricas que possuem como base a sociologia do trabalho e que tratam das principais categorias da discussão realizada no artigo, especialmente intensificação e sobrecarga, além de condições de trabalho e divisão e organização do trabalho. O artigo se justifica pela necessidade de aprofundamento de pesquisas que abordem as problemáticas da intensificação e da sobrecarga no trabalho docente em tempos de aumento da precarização e de novas e complexas responsabilidades das professoras e professores decorrentes das reformas neoliberais e das mudanças na produção econômica. O estudo revela que as docentes e os docentes dos municípios abrangidos estão envolvidos permanentemente com o trabalho, em jornadas intensas e de sobrecarga que exigem uma constante dedicação ao trabalho, estendendo-se a jornada ao espaço doméstico e produzindo condições que frequentemente levam ao adoecimento.

Palavras-chave : Trabalho docente; Trabalho e educação; Intensificação do trabalho; Sobrecarga de trabalho; Adoecimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )