SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48A escola em movimento em prol da promoção da competência de leitura: uma revisão teórica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702versão On-line ISSN 1678-4634

Resumo

MELO, Maria Julia Carvalho de; ALMEIDA, Lucinalva Andrade Ataide de  e  LEITE, Carlinda. Currículos de formação de professores: o poder de agência em questão. Educ. Pesqui. [online]. 2022, vol.48, e247432.  Epub 10-Nov-2022. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202248247432por.

Este artigo resulta de uma pesquisa realizada no agreste pernambucano que se inscreve no debate nacional sobre currículos de formação de professores, elegendo como problemática as possibilidades de um processo formativo contribuir com o desenvolvimento do poder de agência dos professores. Como aporte teórico, baseia-se na compreensão de que a agência não é algo que se tem, mas que se alcança, e de que os programas de formação de professores precisam conceber um processo de ensino e aprendizagem que permita aos estudantes, futuros docentes, se desenvolverem para além de executores de determinações externas a eles. Do ponto de vista metodológico, é adotada a teoria do discurso a partir de um registro analítico que nega todo e qualquer fundamento apresentado como último. Nesta orientação, são analisados projetos curriculares de quatro cursos de licenciaturas provenientes de uma universidade federal, localizada no agreste pernambucano, inserindo-os em sua condição histórica e contingencial. A análise dos dados recolhidos aponta o reconhecimento do currículo como espaço de integração não-linear entre o lócus de formação e o de atuação profissional, integração fabricada em projetos de formação que buscam romper com formas tradicionais e que encorajam o recurso a práticas reflexivas e de decisão curricular.

Palavras-chave : Currículo; Poder de agência; Formação de professores; Teoria do discurso.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )