SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49Leadership in chilean early childhood education during the pandemic: experiences and meanings author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Pesquisa

Print version ISSN 1517-9702On-line version ISSN 1678-4634

Abstract

SILVA, Juliana de Souza  and  SILVA, Katiene Nogueira da. Myriam Krasilchik: uma vida dedicada à Universidade de São Paulo. Educ. Pesqui. [online]. 2023, vol.49, e202349002001.  Epub Oct 30, 2023. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202349002001.

O texto apresenta entrevista realizada com Myriam Krasilchik, Professora Emérita do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP), feita por ocasião das comemorações de 50 anos da Faculdade de Educação e 60 anos da Escola de Aplicação da USP, ocorridas no ano de 2019. Considerando sua notável dedicação à Universidade de São Paulo e a relevância das pesquisas em Ensino de Ciências e Biologia, que lhe proporcionaram o reconhecimento, também, entre os professores de Educação Básica, buscamos, a partir das memórias compartilhadas conosco, conhecermos suas lembranças mais marcantes quando aluna do curso de História Natural da antiga Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências da USP (FFLC) e aquelas de quando se tornou docente do ensino superior, realizando a pós-graduação já em exercício como professora universitária. A docente teve papel destacado e marcante na Faculdade de Educação, contribuindo para a formação de toda uma geração de pesquisadores da área de Ensino de Ciências e para a criação do bemsucedido Programa de Aperfeiçoamento do Ensino (PAE), que até hoje contribui para a formação pedagógica de estudantes de pós-graduação. Além disso, foi a primeira mulher a ocupar o cargo de gestora da unidade e de vice-reitora da universidade. Aproveitamonos de sua vasta experiência institucional para, também, questioná-la acerca de suas expectativas em relação à universidade de hoje.

Keywords : Faculdade de Educação da USP; Memórias docentes; Docência na universidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )