SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49A corporeidade e a educação infantil: desafios para os docentes no ensino remoto emergencialRelação com o saber em aulas remotas: uma pesquisa com universitários em tempos de pandemia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Pesquisa

versión impresa ISSN 1517-9702versión On-line ISSN 1678-4634

Resumen

ZAMPIERI, Maria Teresa  y  SOUSA, Maria do Carmo de. A construção do estágio compartilhado no ensino remoto: desafios e possibilidades. Educ. Pesqui. [online]. 2023, vol.49, e258425.  Epub 19-Mayo-2023. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202349258425.

O objetivo deste artigo é discutir os resultados de uma pesquisa de pós-doutoramento, que teve como propósito realizar um aprofundamento teórico acerca do conceito de estágio compartilhado e mobilizar esse estudo para a formação inicial e continuada de professores de matemática. Esses resultados estão relacionados, particularmente, às possibilidades e aos desafios que se manifestaram durante o desenvolvimento de quatro disciplinas de estágio do curso de licenciatura de matemática, no contexto remoto. Para tanto, trazem-se reflexões teóricas sobre obras literárias que dialogam com a temática do artigo. Em seguida, é feita uma contextualização acerca dessas quatro disciplinas, ministradas remotamente no segundo semestre de 2020, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus de São Carlos (SP). A metodologia de pesquisa é qualitativa, e os dados são provenientes de tarefas teóricas realizadas pelos licenciandos e de gravações das aulas, que ocorreram via Google Meet. Observa-se que as mobilizações que ocorreram na formação inicial e continuada de professores de matemática, nesse cenário, foram: teóricas, por meio dos estudos realizados sobre conceitos que estão na base do estágio compartilhado e por meio da interlocução feita com a educação matemática crítica, que se manifestam na prática das formadoras por meio da intencionalidade na organização do ensino; e metodológicas, por meio das propostas pedagógicas que tiveram que ser planejadas para serem ofertadas remotamente, mobilizando licenciandos e professores da educação básica a debaterem entre si e a estudarem obras literárias que lhes permitissem criar tarefas que buscassem superar a lógica do paradigma do exercício.

Palabras clave : Formação de professores de matemática; Ensino remoto de matemática na pandemia; Estágio supervisionado na educação básica; Educação matemática crítica; Covid-19.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )