SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49A construção do estágio compartilhado no ensino remoto: desafios e possibilidadesA suspensão das suspensões: a “forma escolar” e a “ skholé ” em tempos de pandemia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702versão On-line ISSN 1678-4634

Resumo

VIEIRA, Karina Sales; CHARLOT, Bernard  e  CHARLOT, Veleida Anahí Cápua da Silva. Relação com o saber em aulas remotas: uma pesquisa com universitários em tempos de pandemia. Educ. Pesqui. [online]. 2023, vol.49, e265924.  Epub 16-Jun-2023. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202349265924.

Este artigo busca explicitar os sentidos atribuídos por um grupo de estudantes acadêmicos às aulas remotas no contexto da Covid-19, evidenciando seus sofrimentos, mobilizações e aprendizados. Os participantes desta pesquisa foram 54 acadêmicos de classe popular, de diversos cursos de graduação que estudam em uma instituição privada de ensino superior localizada em uma cidade interiorana do estado da Bahia. Com esse entendimento, conduzimos a pesquisa ancorados na teoria da Relação com o Saber e dos conceitos de mobilização, sentido e prazer; também nos apoiamos na pesquisa qualitativa com abordagem fenomenológica. Sendo assim, a coleta de dados foi realizada por meio de dois instrumentos: questionário e balanço de saber. O balanço de saber é um instrumento de produção de dados que consiste na elaboração de um registro escrito a partir de questões apresentadas pelo pesquisador. Diante disso, para a coleta de dados, buscaramse conhecer as mobilizações para continuar estudando remotamente na pandemia, a compreensão do sentido de estudar on-line, seu valor para os estudantes participantes desta pesquisa e os sofrimentos vivenciados por eles nesse período contextualizado pela Covid-19. Conclui-se que a mobilização para continuar estudando vem do desejo de não querer trancar o curso, pois ainda veem a universidade como uma oportunidade para alcançar um futuro bem-sucedido. Outrossim, mais da metade dos estudantes adaptaram-se bem ao novo modelo (55 por cento), entretanto, 81 por cento ainda preferem o presencial. São, em sua maioria, estudantes que sofrem com o distanciamento social e com transtornos psicológicos, sobretudo, a ansiedade.

Palavras-chave : O sentido de estudar; Estudar on-line; Pandemia da Covid-19; Sofrimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )