SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49Connection with knowledge in remote classes: a research with college students in pandemic times“I feel that I am always failing”: the existential damage resulting from the hyperconnection of the teaching telework author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Pesquisa

Print version ISSN 1517-9702On-line version ISSN 1678-4634

Abstract

COPPI, Luiz Antonio Callegari. A suspensão das suspensões: a “forma escolar” e a “ skholé ” em tempos de pandemia. Educ. Pesqui. [online]. 2023, vol.49, e265127.  Epub June 22, 2023. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202349265127.

A pandemia de Covid-19 promoveu, a toque de caixa dada a urgência do momento, a transposição para plataformas digitais de atividades escolares planejadas originalmente para o contexto presencial. No entanto, a substituição da arena em que as aulas ocorrem não é irrelevante, e, neste artigo, pretende-se mostrar como as características tecnológicas dos aplicativos utilizados tensionam o que, nos últimos séculos, vem se entendendo como escola. Para tanto, propõe-se, em primeiro lugar, uma visita ao momento do ressurgimento da escola durante o Renascimento e a relação desse evento com uma tecnologia específica, a prensa de tipos móveis de Gutenberg — os saberes livrescos, então, instituem a escola como um espaço diferente dos ambientes familiares e sociais, dando origem ao que se convenciona chamar de “Forma Escolar”. A partir daí, o artigo avança na argumentação articulando esse conceito ao de skholé , que concebe a escola como um espaço de suspensão das lógicas que vinculam as crianças e os jovens a uma identidade fixa e incontornável. Essa suspensão permite a eles uma desidentificação em relação a destinos pré-determinados e uma experiência de igualdade, de experimentação de si. Por fim, contrastam-se esses conceitos de “Forma Escolar” e de skholé com as condições de realização do ensino remoto durante a pandemia, e se colocam algumas questões sobre o que se espera da escola enquanto projeto coletivo.

Keywords : Ensino remoto; Pandemia; Forma escolar; Skholé; Tecnologia.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )