SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49A Avaliação do ensino-aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual na escola regular em tempos de pandemiaA adaptação de estudantes que chegaram à educação superior em Minas Gerais durante o ensino remoto índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Pesquisa

versión impresa ISSN 1517-9702versión On-line ISSN 1678-4634

Resumen

SILVA, Nuno Miranda e  y  DINIS, Sónia Pereira. As práticas letivas na educação física durante a pandemia: expectativas e realidades ,. Educ. Pesqui. [online]. 2023, vol.49, e234016.  Epub 20-Jul-2023. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202349262256.

As restrições da pandemia desafiaram as caraterísticas de proximidade e contacto físico da Educação Física (EF), o que poderá ter levado à reinvenção da disciplina. Contudo, no contexto português, temos pouco conhecimento da medida dessas limitações, em particular na relação de interdependência entre as práticas letivas de ensino, avaliação e aprendizagem. E a reconfiguração dessas práticas não nasceu do vazio, mas decorreu de expectativas de entidades a montante, que afetaram a ação dos docentes. Porém, também se conhece pouco acerca da relação entre esse aconselhamento e a realidade do terreno, em face ao que estava previsto nos programas para condições de normalidade. Esse conhecimento será relevante para a intervenção e intencionalidade educativa do pós-pandemia e, no objetivo de preencher este vazio, implementamos uma investigação para aceder às práticas letivas de ensino, avaliação e aprendizagem aconselhadas pelas entidades representativas da EF e adotadas pelos professores, em função do período pandémico. Inscreve-se no paradigma interpretativo, com abordagem qualitativa e na modalidade de estudo interpretativo de base, com os dados recolhidos por análise documental e entrevista com guião semiestruturado e tratados por análise de conteúdo. Os resultados sugerem que as práticas letivas foram desagregadas e perderam reciprocidade; e que as expectativas das entidades foram desajustadas face às necessidades dos professores no contexto. Assim, a EF, sensível à situação pandémica, dessensibilizou-se, devido à perda de relações entre o ensino, a avaliação e a aprendizagem; e desprojetou-se, porque perdeu elementos do seu projeto curricular e a sua projeção educativa; o que pode contribuir para consolidar a marginalização da EF e aconselha à reconexão entre o ensino, a avaliação e a aprendizagem.

Palabras clave : Educação física; Pandemia; Ensino; Avaliação; Aprendizagem.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )