SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49Análisis de la competencia digital de futuros profesionales de la educación en tiempos de pandemia¿Los mejores profesores son los que publican más? Factores asociados a la producción científica en docentes del grado en medicina en una universidad peruana durante a pandemia de la Covid-19 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Pesquisa

versión impresa ISSN 1517-9702versión On-line ISSN 1678-4634

Resumen

PEREIRA NETO, Francisco Edmar; LOPES, Jayane Mara Rosendo; NUNES, João Batista Carvalho  y  FERREIRA FILHO, Luciano Nery. A expansão da pós-graduação stricto sensu em educação no Brasil. Educ. Pesqui. [online]. 2023, vol.49, e263111.  Epub 31-Dic-2023. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202349263111.

Examina a expansão quantitativa da pós-graduação stricto sensu na área de educação no Brasil, com esteio na dimensão discente de seus programas, ponderando suas diferenças regionais, de tipo de curso e de estatuto jurídico. A abordagem quantitativa e o método da pesquisa documental compuseram o desenho metodológico da investigação. A amostra se constituiu do total de estudantes do curso, de admitidos e de titulados em Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGEs), de 2004 a 2020. Os datasets referentes aos estudantes foram coletados no repositório de dados abertos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A análise dos dados empregou técnicas da estatística descritiva, por meio da linguagem R. Houve aumento no número de discentes, admitidos e titulados em PPGEs no Brasil, durante o período investigado. As assimetrias, apesar de ainda existentes, foram mitigadas. Norte e Nordeste ainda são regiões que se encontram sub-representadas. A participação do setor privado ainda é tímida, se comparada à hegemonia do setor público, mesmo nos mestrados profissionais. No ano de 2020, registrou-se diminuição em todos os indicadores, caracterizando uma inflexão no processo de expansão. Esses resultados são passíveis de contribuir para subsidiar a tomada de decisão dos gestores e formuladores de políticas públicas.

Palabras clave : Pós-Graduação; Mestrado; Doutorado; Educação; Covid-19.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )