SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49Are the greatest professors those who publish the most? Aspects related to scientific research production of professors from Medicine programs at a Peruvian university during the Covid-19 pandemicNon-face-to-face educational processes: today´s perspectives for the ways of teaching and learning author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Pesquisa

Print version ISSN 1517-9702On-line version ISSN 1678-4634

Abstract

SOUZA, Ruana Tomaz de; MADRUGA, Kátia Cilene Rodrigues; GEREMIAS, Reginaldo  and  KNOPKER, Mônica. Extensão universitária na pandemia: tecnologias digitais para o ensino de eficiência energética e proteção climática. Educ. Pesqui. [online]. 2023, vol.49, e264343.  Epub Oct 09, 2023. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202349264343por.

Esta pesquisa objetivou avaliar a implementação de uma iniciativa de extensão universitária, envolvendo tecnologias digitais, voltada à sensibilização de estudantes dos anos finais do ensino fundamental para o uso racional de energia e a proteção climática, realizada no contexto da pandemia de Covid-19. Para tanto, desenvolveu-se um minicurso, ministrado de forma remota, do qual participaram vinte alunos, com idade entre 10 e 13 anos, matriculados em escolas da rede estadual de Santa Catarina, localizadas na cidade de Araranguá. Para esse minicurso, elaboraram-se materiais didáticos, cujos temas foram os seguintes: a) fontes de energia e emissões, b) energia para o transporte e emissões e c) eficiência energética e proteção climática. A partir dos dados coletados, verificou-se que a abordagem de temas relacionados à eficiência energética e à proteção climática pode contribuir para o desenvolvimento de percepções voltadas à redução de impactos sobre o meio ambiente. Identificou-se também a importância desses temas serem abordados de forma contextualizada, como proposto no minicurso, tanto por facilitar a aprendizagem dos estudantes quanto por favorecer que eles levem para suas famílias saberes importantes sobre o papel de cada um na proteção ambiental. Pode-se concluir, portanto, que a extensão universitária se mostra como uma oportunidade para aproximar escolas e academia na construção de metodologias que levem ao ensino e ao aprendizado de diferentes assuntos e, quiçá, à adoção de novos hábitos, especialmente no caso da educação ambiental. Ademais, concluiu-se que as tecnologias digitais são ferramentas potentes na realização de iniciativas de extensão em contextos pandêmicos.

Keywords : Ensino remoto; Pandemia; Covid-19; Extensão universitária; Eficiência energética; Proteção climática.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )