SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49Processos educacionais não presenciais: perspectivas das formas de ensinar e de aprender na atualidadeOfício de vestibulando: impasses da juventude na transição para o ensino superior índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Pesquisa

versión impresa ISSN 1517-9702versión On-line ISSN 1678-4634

Resumen

MARINHO, Juliana da Rosa; GUAZINA, Félix Miguel Nascimento  y  ZAPPE, Jana Gonçalves. Experiências de ser estudante universitário em tempos de pandemia: mudanças, adaptações e perspectivas compartilhadas. Educ. Pesqui. [online]. 2023, vol.49, e267797.  Epub 27-Nov-2023. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202349267797por.

A formação universitária foi severamente impactada pela pandemia da Covid-19, sendo importante conhecer as experiências de estudantes universitários nesse contexto, considerando as transformações em suas rotinas, dificuldades relacionadas aos processos de aprendizagem e saúde mental. Foram realizadas quatro rodas de conversa com seis estudantes de diferentes cursos de graduação de uma universidade pública do Sul do Brasil, que eram assistidos pela Política de Assistência Estudantil. O conteúdo dos encontros foi submetido à análise temática. Os resultados indicaram que as mudanças ocasionadas pelas estratégias de enfrentamento da pandemia causaram impacto significativo na saúde mental dos estudantes, acirrando dificuldades que já eram vivenciadas antes da pandemia. A adoção do ensino em rede acarretou inseguranças com relação ao desenvolvimento acadêmico e à qualidade da formação. Com relação ao futuro, as expectativas dos estudantes expressam tanto otimismo com a retomada das atividades presenciais, mas também a apreensão com relação ao que será do mundo e da coletividade nos próximos anos. A partir disso, compreende-se que as instituições de ensino superior devem criar e oferecer recursos, que previnam o sofrimento psíquico ou seu agravo, dado que a saúde dos acadêmicos também deve ser olhada com cuidado, sendo um fator fundamental, para que suas trajetórias dentro da universidade sejam as mais proveitosas e positivas possíveis.

Palabras clave : Covid-19; Ensino emergencial remoto; Saúde mental; Universitários.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )