SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49Experiences of being university student in times of pandemic: changes, adjustments and shared perspectivesYouth, New High School and formative paths: what state-level education systems propose in their curricula author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Pesquisa

Print version ISSN 1517-9702On-line version ISSN 1678-4634

Abstract

SENKEVICS, Adriano Souza  and  CARVALHO, Marília Pinto de. Ofício de vestibulando: impasses da juventude na transição para o ensino superior. Educ. Pesqui. [online]. 2023, vol.49, e260961.  Epub Apr 14, 2023. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202349260961.

A expansão do ensino superior, observada desde os anos 1990, deu origem a uma primeira geração de jovens que chega à condição de vestibulandos. Esse fenômeno modifica as perspectivas de futuro dos jovens, que alcançam, na década de 2010, a maior longevidade escolar observada na história. No entanto, tensionadas pelas instabilidades políticas e econômicas pós-2015, as expectativas de acesso ao ensino superior são desafiadas em um cenário de incertezas e impasses. Pensando nisso, esta pesquisa baseia-se em um trabalho de campo realizado em Brasília (DF) que contou com visitas a três cursos pré-vestibulares comunitários, a fim de selecionar vinte vestibulandos para entrevistas semiestruturadas. Argumentamos que os jovens percebem a ocorrência de uma ruptura relacionada ao desajuste entre uma postura de estudante vivenciada até então e uma postura esperada de um jovem na preparação ao vestibular – condição a que chamamos de “ofício de vestibulando”. Esse ofício envolve quatro pilares: o engajamento na rotina de estudo, o conhecimento das regras do jogo, a negociação de um projeto familiar e a experiência com as incertezas do futuro próximo. Em maior ou menor grau, todos os entrevistados habitavam um não lugar da transição médio-superior e orbitavam em torno das possibilidades e desafios para construir tal ofício. Como lidam com esses elementos é revelador de impasses vivenciados pela juventude na transição para o ensino superior.

Keywords : Distrito Federal; Ensino superior; Ofício de estudante; Juventude; Itinerários.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )