SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49Elasticidades sociales, acciones heterogéneas, reflexividades inciertas: lineamientos para un programa de investigación sobre la juventudElementos de reflexividade na socialização acadêmica de estudantes de primeira geração na educação superior índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Pesquisa

versión impresa ISSN 1517-9702versión On-line ISSN 1678-4634

Resumen

COLOMBO, Enzo. Tornar-se indivíduos: processos de individualização e reflexividade. Educ. Pesqui. [online]. 2023, vol.49, e270106.  Epub 31-Dic-2023. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202349270106eng.

O artigo pretende mostrar como os jovens adultos (começando com pesquisas empíricas na Itália, mas com a aspiração de destacar fenômenos mais difusos entre os jovens que crescem na experiência constante da ‘crise’) enfrentam a injunção generalizada de serem ativos, criativos, flexíveis e independentes, ou seja, serem empreendedores de si mesmos. Os jovens nascidos no final do século passado cresceram em meio a crises contínuas – econômicas, de saúde e geopolíticas – que acentuaram a tensão entre o impulso social pela autonomia pessoal e uma consciência crescente da incapacidade de resolver individualmente os problemas que são sistêmicos. Embora a pressão para desenvolver um eu empreendedor e internalizar o impulso para a individualização possa se sobrepor ao desenvolvimento de uma forma de individualismo, eles também podem promover novas formas de sociabilidade, baseadas no compartilhamento e na cooperação. Essas formas são fortemente sustentadas pela reflexividade dialógica, ou seja, por condições sociais que promovem processos de inovação e mudança a partir de ações comuns e confronto constante com diferentes pontos de vista. Apresentando o conceito de reflexividade dialógica, o artigo analisa as práticas que os jovens desenvolvem para apoiar formas de individualização libertas do mero individualismo e como a pesquisa social e as políticas públicas podem fomentar processos reflexivos e criar condições favoráveis à participação e inclusão juvenil.

Palabras clave : Juventude; Individualização; Individualismo; Reflexividade dialógica; Itinerários.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )