SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49Elements of reflexivity in the academic socialization of first-generation students in higher educationYouth itineraries, individuation, and reflexivities: approaches to social participation in low-income metropolitan neighborhoods author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Pesquisa

Print version ISSN 1517-9702On-line version ISSN 1678-4634

Abstract

GROPPO, Luís Antonio et al. Subjetivações políticas em campo: itinerários juvenis e as Jornadas de Junho de 2013. Educ. Pesqui. [online]. 2023, vol.49, e271463.  Epub Oct 30, 2023. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202349271463por.

Tendo como tema as subjetivações políticas nas Jornadas de Junho de 2013, o artigo objetiva analisar a formação política de jovens propiciada pela experiência de participação nas manifestações, bem como suas influências na reconstrução de identidades e trajetórias políticas e educacionais. Em diálogo com as noções de itinerários e trajetórias, é feita uma revisão bibliográfica sobre produtos que trataram das Jornadas de 2013 nos temas juventude, estudantes, educação, subjetivações e identidades. Como referencial teórico, a noção de subjetivação política de Jacques Rancière orienta a formulação de questões de pesquisa, as quais são apresentadas como principais resultados. Assim, como resultados, mais do que conclusões, o artigo constrói roteiros de análise que orientarão a pesquisa de campo para a pesquisa “Dimensões educacionais das Jornadas de 2013: Pautas educacionais, experiências escolares e formação política de jovens em protesto”, quando serão entrevistados militantes e ativistas em dez estados brasileiros. Destacam-se as interrogações sobre as tensões e aproximações entre, de um lado, as experiências contingentes de participação nos protestos – que criaram momentos de subjetivação política – e, de outro, a convivência, em “multidão”, de múltiplas identidades que são afirmadas e reconstruídas. Também, interrogações a respeito das ambiguidades e contradições das Jornadas, expressas na bifurcação dos caminhos dos protestos nos anos seguintes, entre a continuidade de manifestações progressistas e a deriva conservadora que implicou no impeachment de Dilma, em 2016, e na eleição do candidato da extrema-direita, em 2018.

Keywords : Jornadas de 2013; Juventudes; Subjetivação política; Itinerários; Reflexividades.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )