SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49Youth itineraries, individuation, and reflexivities: approaches to social participation in low-income metropolitan neighborhoodsGymnastics in Pedro II’s Collegio: a practice shared by its masters author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Pesquisa

Print version ISSN 1517-9702On-line version ISSN 1678-4634

Abstract

MACEDO, Eunice; TEIXEIRA, Elsa; CARVALHO, Alexandra  and  ARAUJO, Helena C.. Explorando a renovação da pedagogia: problem based learning como espaço de cidadania educacional jovem. Educ. Pesqui. [online]. 2023, vol.49, e269782.  Epub Nov 27, 2023. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202349269782por.

Este artigo explora como a Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (PBL) pode contribuir para renovar a pedagogia, colocando as e os jovens no centro da relação pedagógica de construção do saber, com realização de direitos. Parte-se da preocupação com a falta de espaço para a escuta das pessoas jovens em diferentes contextos educativos e reconhece-se os membros deste grupo social enquanto sujeitos autores e autoras da construção da sua cidadania. Assim, cruzam-se as suas vozes com as de docentes e investigadoras. Advoga-se que o recurso ao PBL pode criar espaço para o exercício da sua “cidadania educacional”. Tendo por base a renovação da pedagogia, o PBL constitui um método participativo sustentado na iniciativa, na tomada de decisão e numa relação solidária. Ao dialogar com a cidadania educacional, no âmbito do projeto EduTransfer é também central uma visão do PBL como processo de desenvolvimento do currículo, e teoria e método de ensino-aprendizagem que pode criar espaço para a realização dessa cidadania, ganhando lugar como estratégia de garantia de direitos por parte das instituições educativas. São estes aspectos que focamos ao longo do artigo, dando lugar a uma reflexão sobre os diferentes momentos desta estratégia educativa. Depois do foco nas opções metodológicas e processuais, fazemos o cruzamento de vozes docentes, juvenis e de investigação, que exploram o PBL em ação. Assumindo o valor desta abordagem, reconhecem-se também limites à sua implementação.

Keywords : Aprendizagem baseada na resolução de problemas; Cidadania educacional; Voz(es) jovens; Itinerários; Reflexividades.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )