SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49A gymnastica no Collegio de Pedro II: uma prática compartilhada pelos seus mestresPerfil socioeconômico, formativo e profissional de estudantes da Licenciatura em Educação do Campo da UFPI índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Pesquisa

versión impresa ISSN 1517-9702versión On-line ISSN 1678-4634

Resumen

CARBINATTO, Michele Viviene; HENRIQUE, Nayana Ribeiro  y  PATRICIO, Tamiris Lima. Se-Movimentar ginástico: um olhar fenomenológico sobre o processo de ensino e aprendizagem da ginástica. Educ. Pesqui. [online]. 2023, vol.49, e247388.  Epub 21-Dic-2022. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202349247388.

Por meio de metodologias em que a participação do praticante no processo de ensino e aprendizagem ocupe papel central, há a promoção da autonomia e fortalecimento da motivação para aprender. Para a fenomenologia, o sujeito é o protagonista da ação, uma vez que a intenção da atividade só pode ser vivida como um encontro entre o sujeito e a própria atividade e, por sua vez, entre sua corporeidade e o meio em que está inserido, incorporando-se ao mundo. Nosso recorte esportivo e de análise voltou-se à Ginástica para Todos (GPT). O objetivo deste estudo é salientar hipóteses férteis no campo da metodologia de trabalho no âmbito esportivo. A pesquisa fenomenológica se mostrou ideal aos objetivos do estudo: compreender as experiências do “mundo vivido” na ginástica diante das diferentes metodologias de ensino: centrada no professor e centrada no aluno. A investigação tomou como base de coleta a pesquisa-ação. A análise dos dados foi realizada pela redução fenomenológica. Para tal, definiram-se dois eixos, que se mesclaram, mas que foram apresentados com suas raízes analíticas: a) Se-movimentar gímnico: a incorporação do mundo; e b) Toda vida humana é relação. Pelo olhar fenomenológico, a prática pedagógica só pode ser vivida como um encontro entre o educador e o educando, e dos educandos entre si, entre corporeidades. Nesta intenção pedagógica, há intensa e contínua comunicação, em que transparecem alegrias, desejos, conquistas, descobertas, tristezas, medos e incertezas pelo movimentar-se.

Palabras clave : Metodologias; Ginástica para todos; Fenomenologia; Corporeidade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )