SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49Gymnastic self-movement: a phenomenological approach at the teaching and learning gymnastics processWhen the Military Police go to school: an impact evaluation of the Escola Segura program author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Pesquisa

Print version ISSN 1517-9702On-line version ISSN 1678-4634

Abstract

MELO, Raimunda Alves; MELO, Keylla Rejane Almeida  and  REGO, Juciane Vaz. Perfil socioeconômico, formativo e profissional de estudantes da Licenciatura em Educação do Campo da UFPI. Educ. Pesqui. [online]. 2023, vol.49, e247481.  Epub Dec 21, 2022. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202349247481.

O objetivo deste estudo original foi conhecer o perfil socioeconômico, formativo e profissional dos estudantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Piauí – (UFPI), Campus de Teresina, e sugerir ações para garantir o seu acesso, sua permanência e seu sucesso. Trata-se de uma pesquisa relevante, pois o conhecimento do perfil dos estudantes, da realidade social em que vivem, contribui para a produção de informações que poderão ser utilizadas como subsídios para o (re)planejamento de ações administrativas e pedagógicas, de forma situada. O universo investigado pela pesquisa foi composto por 98 estudantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo, da UFPI, Campus de Teresina. Os dados foram obtidos por meio da aplicação de um questionário durante o período letivo 2019/2. Os resultados apontam para a necessidade de estruturar e desenvolver, em parceria com os estudantes, professores e movimentos sociais organizados, uma política pública de assistência estudantil que garanta condições de acesso, permanência e conclusão do curso, de modo a garantir a sustentabilidade do curso de Licenciatura em Educação do Campo como política pública permanente e sustentável.

Keywords : Formação inicial; Educação do campo; Políticas públicas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )