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Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702versão On-line ISSN 1678-4634

Resumo

MELO, Raimunda Alves; MELO, Keylla Rejane Almeida  e  REGO, Juciane Vaz. Perfil socioeconômico, formativo e profissional de estudantes da Licenciatura em Educação do Campo da UFPI. Educ. Pesqui. [online]. 2023, vol.49, e247481.  Epub 21-Dez-2022. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202349247481.

O objetivo deste estudo original foi conhecer o perfil socioeconômico, formativo e profissional dos estudantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Piauí – (UFPI), Campus de Teresina, e sugerir ações para garantir o seu acesso, sua permanência e seu sucesso. Trata-se de uma pesquisa relevante, pois o conhecimento do perfil dos estudantes, da realidade social em que vivem, contribui para a produção de informações que poderão ser utilizadas como subsídios para o (re)planejamento de ações administrativas e pedagógicas, de forma situada. O universo investigado pela pesquisa foi composto por 98 estudantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo, da UFPI, Campus de Teresina. Os dados foram obtidos por meio da aplicação de um questionário durante o período letivo 2019/2. Os resultados apontam para a necessidade de estruturar e desenvolver, em parceria com os estudantes, professores e movimentos sociais organizados, uma política pública de assistência estudantil que garanta condições de acesso, permanência e conclusão do curso, de modo a garantir a sustentabilidade do curso de Licenciatura em Educação do Campo como política pública permanente e sustentável.

Palavras-chave : Formação inicial; Educação do campo; Políticas públicas.

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