SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49Las evaluaciones educacionales estandarizadas desde la experiencia de los actoresEnsino confessional na escola laica? Teoria política e a ADI 4.439/2017 no Supremo Tribunal Federal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Pesquisa

versión impresa ISSN 1517-9702versión On-line ISSN 1678-4634

Resumen

SANTOS, Alessandra dos; CORBARI, Elza; BORGES, Liliam Faria Porto  y  AZEVEDO, Paulo Roberto. Evasão na Universidade Estadual do Oeste do Paraná: análise através de registros administrativos. Educ. Pesqui. [online]. 2023, vol.49, e248553.  Epub 21-Dic-2022. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202349248553.

O artigo investiga a evasão de estudantes na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) no início do ano letivo de 2010 ao início de 2018, considerando apenas os ingressantes até 2015. Esse ano de corte (2015) teve como objetivo propiciar aos estudantes da amostra (e para o estudo) tempo para a definição de sua situação na universidade (evadiu ou não). As fontes de dados foram os registros administrativos acadêmicos em que constam informações de matrícula, do desempenho acadêmico e da situação acadêmica do aluno (frequentando ou evadido) e um questionário socioeconômico regularmente aplicado aos candidatos a vagas no teste do vestibular. O objetivo é cruzar informações buscando identificar características do fenômeno e possíveis causas associadas. A análise foi conduzida a partir de estatísticas descritivas e inferenciais, tais como testes de associação (Qui-quadrado), comparações de médias/mediana e análise de correlação. Os dados foram analisados utilizando o software R ( R Core Team , 2020). O estudo identificou que a evasão se associa a: curso; renda familiar; exercício de trabalho extra aos da universidade; escolaridade dos pais; turno; modalidade do curso; série; concorrência no vestibular entre outras variáveis já observadas na literatura. Como suporte teórico, o estudo baseia-se em Vincent Tinto, Alain Coulon e, principalmente, na teoria do Habitus , de Pierre Bourdieu. Nessa perspectiva, observa-se multicausalidade do fenômeno da evasão. Além disso, as características socioeconômicas geram diferentes tipos de dificuldades que, associadas, acabam por determinar chances diferenciadas de permanência na universidade.

Palabras clave : Evasão; Ensino Superior; Registos Administrativos; Unioeste.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )