SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49Confessional education in secular public schools? Political theory and the ADI 4.439/2017 at the Federal Supreme CourtThe device of performativity in a pedagogical intervention program for mathematics teaching author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Pesquisa

Print version ISSN 1517-9702On-line version ISSN 1678-4634

Abstract

BROJATO, Henrique Costa  and  PORTILHO, Evelise Maria Labatut. Identificação de estratégias cognitivas e metacognitivas em pedagogos escolares: resultados de um programa de formação. Educ. Pesqui. [online]. 2023, vol.49, e248484.  Epub Jan 06, 2023. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202349248484por.

Este artigo tem por objetivo identificar as estratégias cognitivas e metacognitivas utilizadas por pedagogos escolares, responsáveis pela coordenação e articulação do processo pedagógico no interior das escolas, em um programa de formação continuada. A metacognição não é normalmente relacionada ao desenvolvimento docente e/ou profissional; portanto, abordar a importância do desenvolvimento metacognitivo na formação continuada de pedagogos escolares perpassa tanto a necessidade de uma melhor compreensão do termo, como os caminhos para sua identificação. A pesquisa qualitativa de abordagem fenomenológica hermenêutica foi desenvolvida em um programa de formação continuada com dezesseis pedagogos de escolas públicas e privadas e diferentes segmentos de atuação. Para a pesquisa, foram utilizados uma entrevista semiestruturada e um instrumento para identificação do uso de cinco estratégias cognitivas (reflexividade, consciência da realidade, verbalização, atenção e pensamento/atitude) e três metacognitivas (tomada de consciência, autocontrole e autopoiese), utilizando-se a escala Likert. Os resultados obtidos indicaram um alto nível de concordância dos participantes com os itens descritos no instrumento; além disso, ao relacionar os relatos verbais dos participantes com os resultados obtidos a partir do instrumento aplicado, foi possível compreender que o programa de formação continuada proposto pode viabilizar reflexões sobre o “aprender a aprender” articuladas à realidade do contexto de atuação. São necessários maiores estudos sobre pedagogos escolares, assim como o desenvolvimento de propostas de formação (tanto a inicial quanto a continuada) que promovam o desenvolvimento de estratégias metacognitivas, contribuindo para a prática cotidiana junto aos docentes.

Keywords : Metacognição; Formação continuada; Pedagogo escolar; Estratégias cognitivas.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )