SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49Identification of cognitive and metacognitive strategies in school pedagogues: results of a training programTeachers’ perceptions of educational climate in early childhood education in São Bernardo do Campo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Pesquisa

Print version ISSN 1517-9702On-line version ISSN 1678-4634

Abstract

LIRA, Ismael Santos  and  BARBOSA, Jonei Cerqueira. O dispositivo da performatividade em um programa de intervenção pedagógica para o ensino de matemática. Educ. Pesqui. [online]. 2023, vol.49, e248608.  Epub Jan 06, 2023. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202349248608por.

Neste artigo, aborda-se, no âmbito da pesquisa em educação matemática, o impacto de políticas públicas educacionais reformistas que viabilizam o crescimento de parcerias público-privadas, com o pretexto de promover a melhoria no desempenho dos estudantes em avaliações externas de larga escala. Busca-se caracterizar alguns princípios comunicacionais relacionados a este fenômeno no contexto de um programa de intervenção pedagógica para o ensino de matemática nos anos iniciais, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Teresina, Piauí, em parceria com o Instituto Alfa e Beto. Essa caracterização fundamenta-se em alguns conceitos da teoria sociológica de Basil Bernstein, em especial na ideia de dispositivo pedagógico, em associação com a noção de performatividade, tomada em consonância com Stephen Ball. Trata-se de um estudo qualitativo, cujos dados foram coletados por meio de observações de encontros de formação de professores, de aulas e da rotina escolar, assim como de documentos e entrevistas realizadas com uma formadora, dois docentes e três gestoras escolares. Os dados foram analisados à luz da linguagem de descrição bernsteiniana e os resultados apontaram dois princípios reguladores das atividades realizadas no referido programa: o das relações verticalizadas entre os agentes; e o da preparação para a reprodução de textos matemáticos válidos.

Keywords : Dispositivo pedagógico; Performatividade; Ensino de matemática; Anos iniciais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )