SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49Identificação de estratégias cognitivas e metacognitivas em pedagogos escolares: resultados de um programa de formaçãoPercepções de professores sobre clima educacional na educação infantil de São Bernardo do Campo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Pesquisa

versión impresa ISSN 1517-9702versión On-line ISSN 1678-4634

Resumen

LIRA, Ismael Santos  y  BARBOSA, Jonei Cerqueira. O dispositivo da performatividade em um programa de intervenção pedagógica para o ensino de matemática. Educ. Pesqui. [online]. 2023, vol.49, e248608.  Epub 06-Ene-2023. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202349248608por.

Neste artigo, aborda-se, no âmbito da pesquisa em educação matemática, o impacto de políticas públicas educacionais reformistas que viabilizam o crescimento de parcerias público-privadas, com o pretexto de promover a melhoria no desempenho dos estudantes em avaliações externas de larga escala. Busca-se caracterizar alguns princípios comunicacionais relacionados a este fenômeno no contexto de um programa de intervenção pedagógica para o ensino de matemática nos anos iniciais, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Teresina, Piauí, em parceria com o Instituto Alfa e Beto. Essa caracterização fundamenta-se em alguns conceitos da teoria sociológica de Basil Bernstein, em especial na ideia de dispositivo pedagógico, em associação com a noção de performatividade, tomada em consonância com Stephen Ball. Trata-se de um estudo qualitativo, cujos dados foram coletados por meio de observações de encontros de formação de professores, de aulas e da rotina escolar, assim como de documentos e entrevistas realizadas com uma formadora, dois docentes e três gestoras escolares. Os dados foram analisados à luz da linguagem de descrição bernsteiniana e os resultados apontaram dois princípios reguladores das atividades realizadas no referido programa: o das relações verticalizadas entre os agentes; e o da preparação para a reprodução de textos matemáticos válidos.

Palabras clave : Dispositivo pedagógico; Performatividade; Ensino de matemática; Anos iniciais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )