SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49Self-mutilation in adolescence and school life: an integrative literature reviewEducation in emergencies: a review of the literature (1999-2020) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Pesquisa

Print version ISSN 1517-9702On-line version ISSN 1678-4634

Abstract

HEIDERSCHEIDT, Francisca Goedert  and  FORCELLINI, Fernando Antônio. Autoavaliação em instituições de ensino superior: análise de literatura e oportunidades de pesquisa. Educ. Pesqui. [online]. 2023, vol.49, e248924.  Epub Feb 16, 2023. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202349248924eng.

A autoavaliação nas instituições de ensino superior é um tema que vem atraindo cada vez mais interesse da comunidade acadêmica, de pesquisadores, do governo e da sociedade. É um processo por meio do qual se busca mapear a realidade da instituição, sendo a base para propostas de ações de melhoria. A autoavaliação oferece potencial de gerenciar mudanças, desde que seja considerada na tomada de decisões; há, porém, dificuldade em se utilizar a autoavaliação como instrumento na gestão universitária. Além disso, o passo a passo desse processo e o uso de seus resultados não são apresentados efetivamente na literatura. Assim, este artigo tem por objetivo analisar diretrizes para métodos de autoavaliação em instituições de ensino superior sob o viés de processos, resultados e eficácia. A análise dos atributos já propostos auxilia na apresentação dos potenciais existentes para desenvolver uma possível melhor prática nessa área. Uma revisão sistemática da literatura foi realizada em bases de dados e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Sem limitação de tempo, foram encontrados 119 documentos relevantes para esta pesquisa, sendo que 62 deles apresentaram alguma diretriz que considerou planejamento e gestão para tomada de decisão. Como resultado, foram obtidas diretrizes para serem consideradas em uma possível sistemática para a autoavaliação institucional. A partir disso, identificaram-se lacunas que apoiaram a identificação de oportunidades para pesquisadores e gestores no âmbito da gestão de processos, rotina de trabalho e recursos humanos.

Keywords : Autoavaliação institucional; Instituição de ensino superior; Tomada de decisão.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )