SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49Education in emergencies: a review of the literature (1999-2020)Game Jams: new educational places? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Pesquisa

Print version ISSN 1517-9702On-line version ISSN 1678-4634

Abstract

SILVA, Bruno Salviano da. Principais motivos de saída antecipada dos alunos durante o período de aula. Educ. Pesqui. [online]. 2023, vol.49, e249413.  Epub Feb 16, 2023. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202349249413por.

O número de alunos que deixam a escola antes do término das aulas é preocupante para o andamento da vida escolar e pode ser prejudicial quando frequente. Um levantamento dos principais motivos por trás dessas saídas é essencial para que providências possam ser tomadas, possibilitando, assim, que a gestão da Unidade Escolar [U.E.] desenvolva formas e métodos que objetivem a diminuição dessas saídas, evitando evasões escolares mesmo que apenas em parte do período. Ao se categorizar os dados, nota-se que características como período de estudo, sexo, idade e turma diferenciam os alunos quanto às quantidades de saídas. A utilização do livro Ata de saída antecipada como fonte de dados de uma escola municipal de Ensino Fundamental I, na cidade de Osasco, mostrou que 42,22% dos alunos deixaram a escola no último semestre de 2019 antes do término diário das aulas por motivos diversos, provindos da escola ou por parte dos responsáveis. Diante da análise dos dados, é possível notar que meninos, do período da tarde, em horário próximo à saída se ausentam com maior frequência e os motivos dessas saídas são em sua maioria não definidos por seus responsáveis. Esses dados demonstram que deve haver uma preocupação maior para com esse grupo específico na intenção de diminuir o número de saídas e manter os alunos o tempo integral a que têm direito na escola.

Keywords : Ensino fundamental; Frequência escolar; Período de aula; Evasão escolar; Horário de saída.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )