SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49Game Jams: novos lugares educativos? ,Construindo estratégias de resolução de problemas com crianças de 6 a 7 anos de idade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Pesquisa

versión impresa ISSN 1517-9702versión On-line ISSN 1678-4634

Resumen

CALDATTO, Marlova Estela; MARTINS, Carlos Alexandre Ribeiro  y  YANEZ, José Carrillo. Os exames de qualificação realizados no mestrado profissional em matemática em rede nacional. Educ. Pesqui. [online]. 2023, vol.49, e249650.  Epub 16-Feb-2023. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202349249650por.

Analisa-se, neste artigo, a natureza dos conhecimentos, especialmente os de cunho especializado, evocados na resolução das questões que compuseram Exames Nacionais de Qualificação (ENQ), desenvolvidos no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), entre os anos de 2012 e 2019. O foco nesse programa deu-se por pautar-se no desenvolvimento de uma sólida formação em Matemática, que contemple as necessidades provenientes do cotidiano dos professores no espaço da escola e de suas necessidades amplas de desenvolvimento e de valorização profissional. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa de cunho qualitativo em que, a partir da análise de conteúdo interpretativa, foram classificadas, à luz do modelo conceitual-analítico Mathematics Teachers’ Specialized Knowledge (MTSK), um total de 62 questões, que compuseram os ENQ aplicados no primeiro semestre de oito anos. A análise realizada evidenciou que: a) mais de 70% das questões focam exclusivamente em conhecimentos que figuram apenas em um subdomínio do Mathematical Knowledge (MK), o Knowledge of Topics, enquanto somente 5% delas abordam conhecimentos que figuram em todos os subdomínios do MK; b) Ausência, em todas as questões, de conhecimentos associados ao domínio Pedagogical Content Knowledge (PCK). Assim, conclui-se que a avaliação desenvolvida por meio do ENQ privilegia conhecimentos que figuram somente em um dos seis subdomínios do conhecimento que, realmente, ampara o professor em seu trabalho diário junto à matemática e que se contrapõe aos resultados de diversas e relevantes pesquisas que enfatizam a importância e impacto, na prática docente, de conhecimentos associados ao domínio PCK.

Palabras clave : Conhecimento matemático do professor; Exame Nacional de Qualificação; MTSK; Política pública educacional; PROFMAT.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )