SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49Os exames de qualificação realizados no mestrado profissional em matemática em rede nacionalMetacognición en el aprendizaje de las ciencias: saber lo que no se sabe o no se comprende índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Pesquisa

versión impresa ISSN 1517-9702versión On-line ISSN 1678-4634

Resumen

MIRANDA, Paulo  y  MAMEDE, Ema. Construindo estratégias de resolução de problemas com crianças de 6 a 7 anos de idade. Educ. Pesqui. [online]. 2023, vol.49, e249924.  Epub 16-Feb-2023. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202349249924por.

Este estudo procura perceber como os alunos compreendem a resolução de problemas, identificando as suas estratégias de resolução. Procura dar resposta às seguintes questões: Quais as estratégias utilizadas pelos alunos para a resolução de problemas? Como podem ser promovidas competências de resolução de problemas? Que dificuldades manifestam os alunos na resolução de problemas? Participa no estudo uma turma do 1º ano de escolaridade, com idades dos 6 aos 7 anos (n=22), de Braga, Portugal. Recorreu-se a uma metodologia qualitativa de estudo de caso, em contexto de aula de matemática, tendo-se aplicado 10 tarefas de resolução de problemas. Os resultados sugerem que os alunos, ao longo do estudo, se sentiram confortáveis com estratégias como construção de esquemas e tabelas, resolução do fim para o princípio, tentativa com indução, identificação de padrões, entre outras. No que se refere à promoção de competências no âmbito da resolução de problemas, destaca-se a importância do envolvimento ativo dos alunos na descoberta de procedimentos e estratégias, realçando o papel do professor como mediador de aprendizagens e promotor de tarefas que favoreçam o aparecimento de estratégias matematicamente relevantes. Também é relevante o papel da criatividade e da comunicação matemática nesse processo. Foram identificadas dificuldades na resolução de problemas no que se refere à interpretação de enunciados, ao contato prévio com problemas semelhantes, no planejamento, organização e simplificação de processos e na resolução de operações aritméticas.

Palabras clave : Resolução de problemas; Estratégias de resolução; Criatividade matemática; Aprendizagem matemática.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )