SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49La evaluación del profesorado universitario: una mirada del estudiantadoEducação financeira à luz da BNCC: concepções de docentes do ensino profissional e tecnológico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702versão On-line ISSN 1678-4634

Resumo

GUARDA, Dionara; GEHLEN, Graciela Cabreira; BRAGA, Gimene Cardozo  e  HEY, Albimara. Validação de instrumento de avaliação da metodologia ativa de sala de aula invertida. Educ. Pesqui. [online]. 2023, vol.49, e248000.  Epub 16-Fev-2023. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202349248000por.

Entende-se metodologias ativas como formas de desenvolver o processo de aprender e construir uma formação crítica junto aos futuros profissionais nas mais diversas áreas, favorecendo a autonomia do educando no seu aprendizado, estimulando tomadas de decisões individuais e coletivas. O objetivo desse estudo, bem como seu percurso metodológico, procuram validar o instrumento de avaliação utilizado na Metodologia Ativa de Sala de Aula Invertida. Desenvolvido por professores do curso de enfermagem e baseado na taxonomia de Bloom do Domínio Cognitivo, o instrumento contém vinte itens a serem avaliados. Para a validação utilizou-se as propriedades psicométricas validade e confiabilidade referentes à psicometria de Pasquali. Verificada através do Índice de Validade de Conteúdo (IVC), mensura a proporção de avaliadores que estão em concordância com os itens do instrumento, utilizando como critério de decisão sobre a pertinência e aceitação do item uma concordância de pelo menos 80% entre os avaliadores. O instrumento foi avaliado por 8 participantes considerados experientes na área, através da escala Likert de 4 pontos. O critério confiabilidade, analisado através do software IBM SPSS®, apresentou valor para alfa de Cronbach de 0,94 e o critério validade alcançou concordância de 70% entre os avaliadores. Conclui-se que o instrumento é confiável, porém, quanto ao critério validade, o mesmo necessita ajustes para representar o que pretende.

Palavras-chave : Metodologias ativas; Sala de aula invertida; Estudo de validação; Educação em enfermagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )