SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49Financial education in the light of the BNCC: conceptions of professional and technological teachersRight to read: what we can learn from neurosciences to augment childhood and literacy policies1 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Pesquisa

Print version ISSN 1517-9702On-line version ISSN 1678-4634

Abstract

AMPARO, Patrícia Aparecida do. No palimpsesto da sala de aula: a legitimação de obras literárias em disputa na escola. Educ. Pesqui. [online]. 2023, vol.49, e247334.  Epub Dec 12, 2023. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202349247334por.

Este artigo apresenta alguns resultados de uma pesquisa que buscou compreender as disputas pela leitura legítima de obras literárias no cotidiano escolar. Entendeu-se, a partir dela, que a leitura ganha sentidos na trama do cotidiano conforme as ações de professores e alunos revelam pontos de vista socialmente estruturados acerca da questão, questionandose, frequentemente, os imperativos escolares. Para tanto, em diálogo com autores como Pierre Bourdieu e Roger Chartier, foram realizadas observações de aula em três turmas de língua portuguesa do ensino médio, duas delas na modalidade regular e uma na Educação de Jovens e Adultos (EJA), cujos registros deram origem aos Diários de campo. Assim, a investigação se vale de recursos da etnografia escolar. Entrevistas semiestruturadas com duas professoras e oito estudantes, adolescentes e adultos, igualmente compõem o material de pesquisa. Objetivou-se, assim, compreender as tensões referentes à cultura legítima no interior de um nível de ensino que vem passando por variados processos de expansão e questionamento de seus sentidos formativos. A análise das fontes permite-nos ver a leitura como elemento que sustenta e estrutura uma dimensão relevante da vida escolar, ao mesmo tempo em que seus sentidos são construídos segundo as lógicas das interações cotidianas que auxiliam na classificação e identificação das práticas legítimas. Foi possível descrever as salas de aula à imagem do palimpsesto, em que as referências de leitura dos alunos e dos professores ocupam espaço marginal, porém pressionam as atividades e as disposições literárias oferecidas aos estudantes.

Keywords : Cotidiano escolar; Práticas de leitura escolares; Leitura; Ensino médio; Obras literárias.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )