SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49No palimpsesto da sala de aula: a legitimação de obras literárias em disputa na escolaPreconcebidos sobre ciência compartilhados por estudantes de escola pública rural índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Pesquisa

versión impresa ISSN 1517-9702versión On-line ISSN 1678-4634

Resumen

CASTRO, Francisco Mello; RODRIGUES, Amanda Séllos  y  COSTA, Flávia Lage Pessoa da. Right to read: what we can learn from neurosciences to augment childhood and literacy policies1. Educ. Pesqui. [online]. 2023, vol.49, e249518.  Epub 12-Dic-2023. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202349249518eng.

Experiências adversas no início da vida estão associadas com diversos problemas de saúde e de aprendizagem, e evidências científicas sugerem que elas podem ter impacto de longo prazo no cérebro em desenvolvimento. Condições socioeconômicas precárias parecem reforçar experiências indutoras de estresse e estão conectadas a ambientes desfavorecidos em termos de linguagem. Há indícios de que tais fatores sejam preditores de defasagens em habilidades cognitivas essenciais para o aprendizado da leitura e da escrita, podendo colocar as crianças em caminhos de desvantagens cumulativas em relação à alfabetização e consequente trajetória acadêmica. Nesta revisão bibliográfica, foram analisados os impactos decorrentes de experiências adversas no início da vida, tais como pobreza, violência, abuso, negligência e fome, no desenvolvimento de áreas cerebrais e de habilidades cognitivas essenciais à leitura para propor políticas públicas alternativas que, à luz dos conhecimentos neurocientíficos, possam contribuir para minimizar os impactos causados por tais fatores estressores na trajetória acadêmica de estudantes em situação de vulnerabilidade. Historicamente, no Brasil, os impactos dos fatores estressores são considerados vagamente na formulação de políticas públicas educacionais. Compreender a influência de tais experiências negativas no neurodesenvolvimento e buscar ações para combatê-las pode ser a chave para proporcionar um desenvolvimento cognitivo saudável e garantir o direito das crianças à leitura.

Palabras clave : Letramento; Adversidade; Estresse tóxico; Desenvolvimento cognitivo; Desvantagens cumulativas.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )