SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49Right to read: what we can learn from neurosciences to augment childhood and literacy policies1A controvérsia sobre avaliações em larga escala no Brasil: continuum argumentativo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Pesquisa

Print version ISSN 1517-9702On-line version ISSN 1678-4634

Abstract

SOUSA, Rosielson Soares de; SILVA, Wagner Rodrigues  and  BRITO, Cristiane Carvalho de Paula. Preconcebidos sobre ciência compartilhados por estudantes de escola pública rural. Educ. Pesqui. [online]. 2023, vol.49, e249915.  Epub Dec 12, 2023. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202349249915por.

Este artigo visa a discutir representações discursivas sobre ciência de estudantes de um 7º ano de uma escola pública rural localizada na Região Norte do Brasil. A pesquisa está fundamentada em perspectivas discursivas de linguagem e nos estudos de educação científica produzidos no âmbito da Linguística Aplicada. Esses últimos dialogam com pressupostos teóricos do ensino de ciências e dos estudos dos letramentos. Os dados foram gerados a partir de uma entrevista semiestruturada com nove estudantes, a qual foi transcrita e organizada em sequências discursivas que apontassem regularidades enunciativas. Os resultados sugerem que os participantes se inscrevem no “discurso dominante sobre ciência” e no “discurso da cópia”. O primeiro representa práticas científicas associadas às ciências naturais, excluindo as ciências sociais e os estudos das linguagens; enquanto o último se relaciona a atividades tipicamente escolares, como pesquisas que consistem na apropriação de informações pelo exercício de cópia escolar. Nossas análises contribuem para a problematização dos discursos naturalizados sobre ciência na educação básica e, consequentemente, para o desenvolvimento da educação científica dos atores sociais envolvidos em contextos escolares. Compreendemos que uma abordagem crítica do ensino, informada por diversas práticas de pesquisa, pode contribuir para os estudantes encontrarem sentidos nos objetos de conhecimento trabalhados nos distintos componentes curriculares.

Keywords : Discurso; Ensino fundamental II; Educação científica.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )