SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49A controvérsia sobre avaliações em larga escala no Brasil: continuum argumentativoUna reflexión sobre la enseñanza de la literatura y una propuesta renovadora author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Pesquisa

Print version ISSN 1517-9702On-line version ISSN 1678-4634

Abstract

PYKOCZ, Danielle  and  BENITES, Larissa Cerignoni. A construção discursiva da realidade na Base Nacional Comum Curricular. Educ. Pesqui. [online]. 2023, vol.49, e250430.  Epub Dec 12, 2023. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202349250430por.

No campo da educação, o exame dos documentos políticos orientadores de currículo está aberto a diferentes perspectivas analíticas e uma delas é a “teoria social do discurso” que se apoia na concepção tridimensional do discurso: texto, prática discursiva e prática social. Com base nessa teoria, empreendemos a análise da constituição discursiva da realidade na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) considerando que a concepção de realidade coaduna para a justificação da política, como também para a construção de consensos em torno dela, visto que identifica os problemas a serem resolvidos pela educação, bem como, aponta as condições de atuação da escola no mundo para então delinear os encaminhamentos pedagógicos a serem assumidos pela escola. Além disso, a prática de constituição discursiva da realidade exerce força para impelir os sujeitos na realização do que é prescrito através do documento. Argumentamos que a construção discursiva da realidade na BNCC assume a concepção de realidade anistórica impulsionada pelo desenvolvimento científico-tecnológico que, por sua vez, demanda da educação o desenvolvimento de competências e habilidades que possibilitem a adaptação dos sujeitos no modo de produção capitalista. A análise realizada permite ainda indicar dimensões possíveis de serem exploradas a partir da “teoria social do discurso”, como a tendência de individualização do processo educativo.

Keywords : Base Nacional Comum Curricular; Teoria social do discurso; Ensino médio.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )