SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49Identidad docente de profesores(as) que ejercen en escuelas diferentes: Montessori y Waldorf-SteinerUso de redes sociales y prácticas de chat: sus relaciones con la comprensión de textos en estudiantes universitarios índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Pesquisa

versión impresa ISSN 1517-9702versión On-line ISSN 1678-4634

Resumen

PICCOLI, Marcia Speguen de Quadros  y  STECANELA, Nilda. Popularização da ciência: uma revisão sistemática de literatura. Educ. Pesqui. [online]. 2023, vol.49, e253818.  Epub 14-Mar-2023. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202349253818.

Muitos são os termos utilizados para a comunicação dos resultados científicos decorrentes de projetos de pesquisa tendo em vista a interlocução entre a ciência e a sociedade, entre os quais é possível mencionar: alfabetização científica, divulgação científica, popularização do conhecimento, disseminação científica. Em busca da compreensão dessas distintas terminologias, foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) sobre “popularização da ciência”, no intuito de compreender e explorar o uso do termo, conhecer o seu percurso histórico, os resultados dos estudos já realizados bem como os autores que são referências sobre o assunto. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa que, por meio da RSL, localizou e analisou 26 artigos científicos disponibilizados no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Google Acadêmico e Scientific Electronic Library Online (SciELO). Para o desenvolvimento dessa RSL, o estudo considerou as contribuições de Akobeng (2005), Costa e Zoltowski (2014) e Vosgerau e Romanowski (2014). Os resultados da pesquisa evidenciam as regiões e os periódicos com publicações sobre o tema, as palavras-chave mais recorrentes assim como os autores que publicam na área. Além disso, foi possível observar a evolução e a ramificação dos termos utilizados para a comunicação dos resultados das pesquisas científicas, os registros históricos e as iniciativas políticas, institucionais e espontâneas para a popularização da ciência.

Palabras clave : Popularização da ciência; Educação superior; Interação com a sociedade; Pesquisa científica; Divulgação científica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )