SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49Filosofia trágica e pedagogia da escolha: imaginários cinematográficos sobre a afirmação da vidaColégio Nossa Senhora de Lourdes: histórias de sujeitos e práticas (Farroupilha/RS, 1922-1954) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Pesquisa

versión impresa ISSN 1517-9702versión On-line ISSN 1678-4634

Resumen

PELAEZ-SANCHEZ, Iris Cristina  y  VELASQUEZ-DURAN, Anabel. O impacto do Duolingo no desenvolvimento da competência linguística dos alunos: um aspecto das competências linguísticas comunicativas. Educ. Pesqui. [online]. 2023, vol.49, e252467.  Epub 14-Abr-2023. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202349252467eng.

Este documento relata o impacto de um tipo de m-learning no desenvolvimento da competência linguística e comunicativa dos estudantes em inglês como segunda língua. Este estudo é um caso mexicano que usa Duolingo para melhorar cursos virtuais voltados para estudantes do ensino superior cuja língua materna é o espanhol. Trata-se de uma pesquisa quase-experimental que analisou resultados pré e pós-testes em uma amostra de 40 participantes (grupo controle de 20 participantes e grupo experimental de 20 participantes). Os instrumentos de medição foram projetados para este estudo específico e se concentraram em testar os seis componentes da competência linguística de acordo com o CEFR no nível A2 (2018). Um teste piloto foi conduzido anteriormente e os coeficientes de pré-teste (0,81) e pós-teste (0,98) foram considerados aceitáveis de acordo com o Alfa de Cronbach. Este estudo abordou as seguintes questões: a) Como o Duolingo contribui para o desenvolvimento da competência linguística de estudantes do ensino superior e apoia a aprendizagem do inglês em cursos virtuais através da metodologia m-learning?; e b) Quais componentes foram melhorados na competência linguística do estudante após o uso do Duolingo? Os resultados revelaram uma profunda melhoria nos participantes do grupo experimental. O resultado pós-teste do grupo experimental foi superior (M=43,75) em comparação ao grupo controle (M=30,35), principalmente no controle fonológico (+5,20) e no controle ortográfico (+2,65), cuja pontuação aumentou ligeiramente, o que se atribui principalmente às suas aulas virtuais de inglês.

Palabras clave : Duolingo; M-learning; Ensino superior; Competência linguística; Aquisição de segunda língua; Competências comunicativas.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )