SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49The impact of Duolingo in developing students’ linguistic competence: an aspect of communicative language competencesInclusion Policies for Students with Disabilities in the Federal Institutes of Rio Grande do Sul author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Pesquisa

Print version ISSN 1517-9702On-line version ISSN 1678-4634

Abstract

BELUSSO, Gisele  and  LUCHESE, Terciane Ângela. Colégio Nossa Senhora de Lourdes: histórias de sujeitos e práticas (Farroupilha/RS, 1922-1954). Educ. Pesqui. [online]. 2023, vol.49, e253644.  Epub Apr 14, 2023. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202349253644por.

O presente artigo analisa o processo histórico de uma instituição escolar confessional, o Colégio Nossa Senhora de Lourdes, por meio das culturas escolares, em especial as subcategorias sujeitos e práticas no ensino primário. Essa instituição escolar situada em Farroupilha, Rio Grande do Sul, foi fundada em 1917. O recorte temporal da análise é de 1922, ano em que ocorreu a primeira mudança de endereço da instituição, até 1954, quando foi autorizado o funcionamento do curso ginasial feminino. Os pressupostos teórico-metodológicos da história cultural e história da educação embasam o estudo que mobiliza os conceitos de sujeitos, práticas e representação. Metodologicamente, apoiou-se na análise documental histórica e na história oral. Os principais documentos da investigação foram: (a) documentos escritos, como livro tombo da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, livros de atas, exames finais do colégio e registros da vida apostólica de cinco professoras-religiosas; (b) fotografias; e (c) história oral de sete sujeitos vinculados à instituição escolar (cinco ex-alunos e duas ex-professoras-religiosas). A narrativa realizada permitiu analisar o surgimento da instituição escolar no contexto local e quanto aos sujeitos escolares, alunos, professoras e diretoras, foi possível perceber que trazem consigo marcas de etnicidade e cultura próprias desse local. As práticas escolares, analisadas a partir dos indícios e representações, permitiu perceber: (a) a sala de aula como espaço privilegiado das práticas escolares; (b) as práticas de leitura e de escrita como um fio condutor dos demais saberes; (c) práticas permeadas pela disciplina, ordem e religiosidade e, também, (d) as formas de quantificar a aprendizagem.

Keywords : História das instituições; Culturas escolares; Sujeitos escolares; Práticas escolares.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )