SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49State Education Plan of Paraná: the dismantling of federative coordination and the fragility of the socio-state interfaceHeating up the debate: analysis of controversial socio-scientific issues selected by undergraduates during visits to museums author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Pesquisa

Print version ISSN 1517-9702On-line version ISSN 1678-4634

Abstract

AMORIM, Simone Silveira. The Look Act (2017) in Massachusetts: implications to society and teacher education. Educ. Pesqui. [online]. 2023, vol.49, e256335.  Epub Apr 14, 2023. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202349256335eng.

Este artigo objetiva apresentar algumas implicações para a educação em Massachusetts, tendo como foco a legislação denominada The Look Act. Para isto, algumas das mais recentes leis educacionais dos EUA serão apresentadas, pois elas definem o cenário para a Lei Look, que terá alguns de seus itens expostos e discutidos em conexão com o processo de formação de professores e as tensões educacionais relacionadas à implantação dessa lei. Algumas implicações para a sociedade também serão apresentadas como resultado das recentes mudanças nos direitos de ensino de English Language Learners (ELL) em Massachusetts a partir do pressuposto de que a formação de professores, famílias, alunos e demais agentes relacionados com a educação estão intimamente ligados, à medida que buscam a preparação de indivíduos para viver em sociedade. De abordagem qualitativa, esta pesquisa é de natureza básica, pois permite a construção de novos conhecimentos, sem necessariamente gerar soluções para problemas específicos. Observou-se que nas escolas onde já existem professores qualificados para atender ELLs, a prioridade deve ser dar-lhes papéis de liderança, de maneira que possam defender, com sucesso, os ELLs e seu futuro. No entanto, identificou-se que gestores, por vezes, esquecem que as mudanças devem ser efetuadas de acordo com os professores, que costumam ser postos de lado. Além disso, os ELLs trazem pontos fortes de suas culturas, assim, devendo ser valorizados por sua competência.

Keywords : The Look Act; Formação profissional; ELLs; Massachusetts; Educação.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )