SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49Plano Estadual de Educação do Paraná: desmonte da coordenação federativa e fragilidade da interface socioestatalEsquentando o debate: análise de temas sociocientíficos controversos selecionados por licenciandos em visitas a museus índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Pesquisa

versión impresa ISSN 1517-9702versión On-line ISSN 1678-4634

Resumen

AMORIM, Simone Silveira. The Look Act (2017) in Massachusetts: implications to society and teacher education. Educ. Pesqui. [online]. 2023, vol.49, e256335.  Epub 14-Abr-2023. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202349256335eng.

Este artigo objetiva apresentar algumas implicações para a educação em Massachusetts, tendo como foco a legislação denominada The Look Act. Para isto, algumas das mais recentes leis educacionais dos EUA serão apresentadas, pois elas definem o cenário para a Lei Look, que terá alguns de seus itens expostos e discutidos em conexão com o processo de formação de professores e as tensões educacionais relacionadas à implantação dessa lei. Algumas implicações para a sociedade também serão apresentadas como resultado das recentes mudanças nos direitos de ensino de English Language Learners (ELL) em Massachusetts a partir do pressuposto de que a formação de professores, famílias, alunos e demais agentes relacionados com a educação estão intimamente ligados, à medida que buscam a preparação de indivíduos para viver em sociedade. De abordagem qualitativa, esta pesquisa é de natureza básica, pois permite a construção de novos conhecimentos, sem necessariamente gerar soluções para problemas específicos. Observou-se que nas escolas onde já existem professores qualificados para atender ELLs, a prioridade deve ser dar-lhes papéis de liderança, de maneira que possam defender, com sucesso, os ELLs e seu futuro. No entanto, identificou-se que gestores, por vezes, esquecem que as mudanças devem ser efetuadas de acordo com os professores, que costumam ser postos de lado. Além disso, os ELLs trazem pontos fortes de suas culturas, assim, devendo ser valorizados por sua competência.

Palabras clave : The Look Act; Formação profissional; ELLs; Massachusetts; Educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )