SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49(Dis)positions for teacher training in a pedagogy course: university extension contributionsScientific research in Angola: challenges and strategies for national autonomy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Pesquisa

Print version ISSN 1517-9702On-line version ISSN 1678-4634

Abstract

MORETTI, Vanessa Dias  and  RADFORD, Luis. Abordagem histórico-dialética dos conceitos na organização do ensino da matemática. Educ. Pesqui. [online]. 2023, vol.49, e252104.  Epub Apr 28, 2023. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202349252104.

Ao partirmos da proposta vigotskiana da unidade dialética entre ontogênese e filogênese como força motriz do desenvolvimento cultural na atividade humana, discutimos aspectos da organização do ensino da matemática fundamentando a relação entre atividade humana, prática social e história dos conceitos na perspectiva histórico-cultural. Nesse sentido, defendemos que também é possível compreender que a unidade entre os aspectos lógicos e históricos do objeto de conhecimento se objetivam para o ser cognoscente por meio da atividade humana de caráter coletivo. Assim, a tomada de consciência de conceitos históricos se dá em atividades humanas e resulta da produção crítica de sentido dos conceitos históricos em jogo, seus motivos e necessidades, emergindo a importância de estudar os conceitos no seu processo de produção, juntamente com as significações culturais intrínsecas à cultura em que estão inseridas. Como resultado, a proposição dos problemas com base na história da matemática, como nós entendemos, só pode ser desencadeadora de aprendizagem por meio de um trabalho conjunto com o professor. Neste sentido, a história da matemática é esclarecedora tanto ao inspirar atividades impregnadas de necessidades humanas do conceito, quanto ao permitir ao professor compreender os limites dos problemas matemáticos que podem ser formulados, bem como a mediação necessária para que os estudantes se tornem criativamente conscientes dos caminhos teóricos de pensar matematicamente.

Keywords : Organização do ensino; Teoria histórico-cultural; História da matemática; Ontogênese; Filogênese.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )