SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49Abordagem histórico-dialética dos conceitos na organização do ensino da matemáticaO que nudes e divulgação não autorizada de imagens íntimas têm a lembrar à escola? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Pesquisa

versión impresa ISSN 1517-9702versión On-line ISSN 1678-4634

Resumen

CURIMENHA, Marcelino Mendes. Investigação científica em Angola: desafios e estratégias para a autonomia nacional. Educ. Pesqui. [online]. 2023, vol.49, e252847.  Epub 28-Abr-2023. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202349252847.

Esse estudo apresenta uma contribuição sobre a temática entre o ensino superior e a investigação científica em Angola, colaborando, de modo geral, para o mapeamento de uma zona pouco explorada nos estudos do ensino superior desse país. Referenciam-se os desafios e estratégias ante as políticas científicas que Angola, nos últimos anos, tem implementado, com resultados ainda muito tênues. Situa-se, então, por meio de uma pesquisa qualitativa de análise documental, a cosmovisão da problemática do fazer ciência nesse país africano, cuja independência, conquistada há menos de cinquenta anos, em parte pode justificar o caráter ainda incipiente de sua estrutura acadêmica. Vê-se, todavia, que o Estado angolano tem buscado sanar alguns dos seus principais entraves por meio de medidas como a expansão de instituições de ensino no interior do país e a criação de programas de intercâmbio internacional. Apesar, porém, das medidas recentes de fomento à produção científica em Angola, conclui-se que tal processo encontra-se ainda em estado embrionário, não apenas pela insuficiência das medidas até aqui estabelecidas, mas também pelo legado colonial e a guerra civil, ainda muito presentes na realidade angolana.

Palabras clave : Ensino superior; Investigação científica; Angola.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )