SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49The precariousness of the teaching work and the trade union movement: Apeoesp’s performance in the State of São Paulo from 2009 to 2014Writing from sources and its relationship with plagiarism in university students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Pesquisa

Print version ISSN 1517-9702On-line version ISSN 1678-4634

Abstract

TREVISAN, André Luis; NEGRINI, Mariana Vasconcelos; FALCHI, Bárbara de  and  ARAMAN, Eliane Maria de Oliveira. Ações do professor para a promoção do raciocínio matemático em aulas de cálculo diferencial e integral. Educ. Pesqui. [online]. 2023, vol.49, e251659.  Epub May 19, 2023. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202349251659.

Considerando o desenvolvimento do raciocínio como aspecto central no processo de aprendizagem matemática, compreender modos de promovê-lo e ações desempenhadas pelo professor neste processo são questões importantes para investigação. No intuito de aprofundar essas discussões, este artigo tem, por objetivo, compreender como as ações do professor podem contribuir para o desenvolvimento do raciocínio matemático de estudantes que cursam cálculo diferencial e integral. Assumindo uma perspectiva qualitativa de cunho interpretativo, analisamos uma aula dessa disciplina, na qual promoveu-se uma discussão a respeito de uma tarefa exploratória envolvendo a concentração de uma mistura de água e sal variando com o tempo, e, a partir dela, introduziu-se o conceito de função racional e seu comportamento a longo prazo. Com base em um quadro teórico que classifica as ações do professor a partir de quatro categorias – a constar: convidar; guiar/ apoiar; informar/sugerir; e desafiar, são analisados seis trechos da aula. Como resultados, reconhecemos um movimento contínuo e crescente nas ações do professor durante a condução da discussão, destacando as implicações para o desenvolvimento do raciocínio matemático dos estudantes e compreensão do conceito de função racional.

Keywords : Ensino de matemática; Ensino de cálculo diferencial e integral; Raciocínio matemático; Ações do professor.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )