SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49A precarização do trabalho docente e o movimento sindical: atuação da Apeoesp no Estado de São Paulo de 2009 a 2014Escrita a partir de fontes e suas relações com o plágio em estudantes universitários , índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702versão On-line ISSN 1678-4634

Resumo

TREVISAN, André Luis; NEGRINI, Mariana Vasconcelos; FALCHI, Bárbara de  e  ARAMAN, Eliane Maria de Oliveira. Ações do professor para a promoção do raciocínio matemático em aulas de cálculo diferencial e integral. Educ. Pesqui. [online]. 2023, vol.49, e251659.  Epub 19-Maio-2023. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202349251659.

Considerando o desenvolvimento do raciocínio como aspecto central no processo de aprendizagem matemática, compreender modos de promovê-lo e ações desempenhadas pelo professor neste processo são questões importantes para investigação. No intuito de aprofundar essas discussões, este artigo tem, por objetivo, compreender como as ações do professor podem contribuir para o desenvolvimento do raciocínio matemático de estudantes que cursam cálculo diferencial e integral. Assumindo uma perspectiva qualitativa de cunho interpretativo, analisamos uma aula dessa disciplina, na qual promoveu-se uma discussão a respeito de uma tarefa exploratória envolvendo a concentração de uma mistura de água e sal variando com o tempo, e, a partir dela, introduziu-se o conceito de função racional e seu comportamento a longo prazo. Com base em um quadro teórico que classifica as ações do professor a partir de quatro categorias – a constar: convidar; guiar/ apoiar; informar/sugerir; e desafiar, são analisados seis trechos da aula. Como resultados, reconhecemos um movimento contínuo e crescente nas ações do professor durante a condução da discussão, destacando as implicações para o desenvolvimento do raciocínio matemático dos estudantes e compreensão do conceito de função racional.

Palavras-chave : Ensino de matemática; Ensino de cálculo diferencial e integral; Raciocínio matemático; Ações do professor.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )