SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49Intersectional inequalities in stricto sensu postgraduate programs in physical educationPerformance of Minas Gerais Students in the National High School Exam considering socioeconomic variables author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Pesquisa

Print version ISSN 1517-9702On-line version ISSN 1678-4634

Abstract

SILVA, Michela Tuchapesk da  and  TARTARO, Tássia Ferreira. Cartografias de professoras: a quarta dimensão em aula de matemática. Educ. Pesqui. [online]. 2023, vol.49, e252809.  Epub May 19, 2023. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202349252809por.

Este texto movimenta o conceito da cartografia a partir de devires, geografias, direções, entradas e saídas, linhas de forças produzidas em duas teses cartográficas que apresentam uma possibilidade outra de pensar a formação de uma professora de matemática a partir de suas múltiplas subjetivações. Nesta escrita, a ideia é provocar atravessamentos que, a partir de um exercício cartográfico, criam espaços que movimentam práticas e táticas de professoras tanto na educação como na educação matemática, que tensionam as relações de sala de aula e promovem visibilidades outras, desnaturalizando certo cenário escolar. A apropriação conceitual da cartografia tem como base a filosofia de Gilles Deleuze e Félix Guattari, uma vez que esses filósofos a tratam como uma prática do conhecer que provoca no pensamento forças que privilegiam a diferença enquanto uma produção de si mesma. A cartografia possibilita, por meio da sua intervenção, uma prática em que o sujeito possa pensar/agir frente à própria formação, um processo para além das discussões de práticas escolares que discutem apenas metodologicamente a melhoria do ensino da matemática. Os conceitos movimentados permitem inventar mapas-rizomas que desenham caminhos com propostas que abrem margem para pensar o múltiplo na formação de professoras, na escola e na educação matemática.

Keywords : Filosofia da diferença; Formação de professoras; Educação matemática; Processos de subjetivação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )