SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49Female teachers’ cartographies: the fourth dimension in mathematics educationEarly childhood education in municipalities with different budgetary capacities: access, supply conditions and financing author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Pesquisa

Print version ISSN 1517-9702On-line version ISSN 1678-4634

Abstract

LIMA, Cayo César Viana de  and  BRIGHENTI, Carla Regina Guimarães. Desempenho de estudantes de Minas Gerais no Exame Nacional do Ensino Médio considerando variáveis socioeconômicas. Educ. Pesqui. [online]. 2023, vol.49, e253303.  Epub May 19, 2023. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202349253303.

Este estudo buscou verificar o desempenho geral dos estudantes concluintes do ensino médio no ano de 2019 provenientes de escolas de Minas Gerais no Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM. A partir dos dados fornecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), lançou-se mão da estatística descritiva considerando as variáveis dependência administrativa escolar, sexo, raça, renda, escolaridade dos pais e notas, a fim de relacioná-las ao desempenho desses estudantes conforme o perfil socioeconômico. Ao todo, contabilizaram-se as notas de 91.540 alunos de escolas particulares, federais, estaduais, municipais e das unidades do Colégio Tiradentes da Polícia Militar (CTPM). Os dados apontaram que, a maioria dos estudantes que realizaram o ENEM 2019 e que concluíram o ensino médio nesse mesmo ano estava matriculada nas escolas estaduais, que foram as instituições que apresentaram as menores médias em todas as áreas de conhecimento da prova. A média das notas das escolas particulares, por sua vez, foi superior à de todas as outras instituições em todas as áreas e seguiu o padrão nacional. A investigação evidencia como as variações socioeconômicas contribuem para um quadro mais amplo por meio do qual as desigualdades constituem barreiras para a melhoria do desempenho escolar e para a democratização do ensino no Brasil. O tipo de dependência administrativa escolar foi a variável mais influente entre as consideradas neste trabalho.

Keywords : ENEM 2019; Variações socioeconômicas; Dependência administrativa; Análise estatística.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )