SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49Understanding, learning and language: a hermeneutic approachActive methodologies as academic and scientific training tools in the teaching of movement sciences author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Pesquisa

Print version ISSN 1517-9702On-line version ISSN 1678-4634

Abstract

MOTA, Alice Agnes Spíndola; PIMENTEL, Sidiany Mendes  and  MOTA, Marta Romilda Spíndola. Expressões de sofrimento psíquico de estudantes da Universidade Federal do Tocantins. Educ. Pesqui. [online]. 2023, vol.49, e254990.  Epub June 16, 2023. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202349254990.

A temática deste artigo é o sofrimento psíquico dos alunos no contexto da universidade pública. Trata-se de um assunto em crescente discussão em razão do aumento de casos evidenciado nas estatísticas sobre depressão, suicídio e adoecimento mental entre acadêmicos do ensino superior. O trabalho é pautado pela reflexão teórica interdisciplinar, abrangendo fundamentos da educação e do ensino, com ênfase também em aspectos da comunicação e ainda perspectivas propostas pela medicina. Utilizando ferramentas metodológicas quantitativas e qualitativas como complementares, a pesquisa analisou 342 questionários respondidos por discentes, docentes e servidores técnicos da Universidade Federal do Tocantins com o objetivo de investigar diferentes aspectos do sofrimento dentro da amostragem selecionada. Mediante a análise é possível observar a complexidade da vivência dos sentimentos e relações experimentadas pelo estudante no ambiente universitário e conclui-se que o sofrimento psíquico deve ser considerado uma preocupante realidade acadêmica. Nesse cenário, sugere-se a elaboração e investimento em políticas públicas institucionais de promoção à saúde e qualidade de vida dos discentes e docentes no ensino superior. A discussão é de fundamental importância e pode contribuir com o desenvolvimento de práticas que amenizem o sofrimento no contexto do ensino superior público.

Keywords : Sofrimento psíquico; Saúde mental; Universidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )