SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49Active methodologies as academic and scientific training tools in the teaching of movement sciencesThe impact of FIES changes on permanence in higher education between 2015 and 2019 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Pesquisa

Print version ISSN 1517-9702On-line version ISSN 1678-4634

Abstract

SILVA, Maic Brito da; SANTOS, Jefferson da Silva  and  GEHLEN, Simoni Tormöhlen. Algumas compreensões sociofilosóficas da pedagogia freireana em periódicos ibero-americanos de educação. Educ. Pesqui. [online]. 2023, vol.49, e256304.  Epub June 16, 2023. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202349256304.

Desde a década de 1960, após a experiência de alfabetização de jovens e adultos em Angicos/RN, que Paulo Freire alcançou reconhecimento internacional com sua proposta educativa emancipadora e humanizadora. Com o objetivo de investigar como os princípios político-pedagógicos freireanos têm sido abordados nas pesquisas em educação de países Ibero-americanos, foi realizado um levantamento bibliográfico no período entre 2007 e 2019, por meio do banco de dados eletrônicos da plataforma Redalyc, considerando apenas periódicos de língua portuguesa e espanhola, localizados em países membros da Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI), com exceção do Brasil. Ao utilizar a dinâmica da análise textual discursiva, duas categorias de análise foram constituídas: a influência da fenomenologia na pedagogia freireana; e o materialismo histórico-dialético como fundamento da práxis freireana. Destaca-se que a utilização de termos como intencionalidade, consciência, conhecimento e percepção explicitam a influência da fenomenologia nos estudos relacionados à pedagogia freireana, pois são conceitos que viabilizam um entendimento dos fenômenos nas relações sujeitoobjeto. Já conceitos como participação, dialogicidade, problematização, humanização, libertação e transformação social revelam a influência teórico-metodológica do marxismo nos estudos pautados na perspectiva educativa freireana, evidenciando a natureza dialética nas relações dos sujeitos entre si e com o mundo, mediatizados pela realidade material na qual estão inseridos historicamente.

Keywords : Paulo Freire; Educação libertadora; Fenomenologia; Materialismo histórico-dialético.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )