SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49Metodologias ativas como instrumento de formação acadêmica e científica no ensino em ciências do movimentoO impacto das alterações do FIES na permanência no ensino superior entre 2015 e 2019 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Pesquisa

versión impresa ISSN 1517-9702versión On-line ISSN 1678-4634

Resumen

SILVA, Maic Brito da; SANTOS, Jefferson da Silva  y  GEHLEN, Simoni Tormöhlen. Algumas compreensões sociofilosóficas da pedagogia freireana em periódicos ibero-americanos de educação. Educ. Pesqui. [online]. 2023, vol.49, e256304.  Epub 16-Jun-2023. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202349256304.

Desde a década de 1960, após a experiência de alfabetização de jovens e adultos em Angicos/RN, que Paulo Freire alcançou reconhecimento internacional com sua proposta educativa emancipadora e humanizadora. Com o objetivo de investigar como os princípios político-pedagógicos freireanos têm sido abordados nas pesquisas em educação de países Ibero-americanos, foi realizado um levantamento bibliográfico no período entre 2007 e 2019, por meio do banco de dados eletrônicos da plataforma Redalyc, considerando apenas periódicos de língua portuguesa e espanhola, localizados em países membros da Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI), com exceção do Brasil. Ao utilizar a dinâmica da análise textual discursiva, duas categorias de análise foram constituídas: a influência da fenomenologia na pedagogia freireana; e o materialismo histórico-dialético como fundamento da práxis freireana. Destaca-se que a utilização de termos como intencionalidade, consciência, conhecimento e percepção explicitam a influência da fenomenologia nos estudos relacionados à pedagogia freireana, pois são conceitos que viabilizam um entendimento dos fenômenos nas relações sujeitoobjeto. Já conceitos como participação, dialogicidade, problematização, humanização, libertação e transformação social revelam a influência teórico-metodológica do marxismo nos estudos pautados na perspectiva educativa freireana, evidenciando a natureza dialética nas relações dos sujeitos entre si e com o mundo, mediatizados pela realidade material na qual estão inseridos historicamente.

Palabras clave : Paulo Freire; Educação libertadora; Fenomenologia; Materialismo histórico-dialético.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )