SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49The impact of FIES changes on permanence in higher education between 2015 and 2019Statistical training in Brazilian graduate programs: an analysis of the courses offered author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Pesquisa

Print version ISSN 1517-9702On-line version ISSN 1678-4634

Abstract

KATAYEV, Yerdan S.  and  BURDINA, Elena I.. Desenvolvimento de competências de investigação em professores do ensino secundário no contexto dos conteúdos educativos contemporâneos. Educ. Pesqui. [online]. 2023, vol.49, e257253.  Epub June 16, 2023. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202349257253en.

Este artigo apresenta os resultados iniciais da primeira fase de um estudo destinado a promover competências de pesquisa em professores do ensino médio, implementando um modelo sob medida no contexto dos conteúdos educacionais contemporâneos. O objetivo principal desta pesquisa é avaliar a eficácia do modelo desenvolvido em cultivar competências de pesquisa entre educadores do ensino médio no processo educacional. Uma descrição abrangente das competências de pesquisa dos professores é fornecida, juntamente com uma exposição de seus componentes de conteúdo. Realizamos uma análise das competências pedagógicas chave, profissionais e especializadas, que informaram a identificação de competências essenciais de pesquisa para professores no que diz respeito à modernização do conteúdo educacional. Posteriormente, desenvolvemos um modelo de promoção de competências de investigação em professores neste contexto. Nossa análise dos resultados experimentais preliminares sugere a necessidade de modificações e refinamentos do modelo, empregando o método da fenomenologia hermenêutica durante as interações educacionais e profissionais entre os participantes do processo educacional. As abordagens e o modelo proposto discutidos neste artigo podem ser utilizados no desenvolvimento e aprimoramento de habilidades de pesquisa pedagógica, bem como no desenvolvimento profissional contínuo. Além disso, os resultados deste estudo podem ser aplicados na organização de um sistema de certificação para o corpo docente, embora esse não seja o foco principal desta pesquisa.

Keywords : Competências de pesquisa do professor; Modelo de competência de pesquisa; Abordagem baseada em competências; Abordagem hermenêutica.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )