SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49O impacto das alterações do FIES na permanência no ensino superior entre 2015 e 2019Formação estatística nos programas de pós-graduação brasileiros: análise das disciplinas oferecidas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Pesquisa

versión impresa ISSN 1517-9702versión On-line ISSN 1678-4634

Resumen

KATAYEV, Yerdan S.  y  BURDINA, Elena I.. Desenvolvimento de competências de investigação em professores do ensino secundário no contexto dos conteúdos educativos contemporâneos. Educ. Pesqui. [online]. 2023, vol.49, e257253.  Epub 16-Jun-2023. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202349257253en.

Este artigo apresenta os resultados iniciais da primeira fase de um estudo destinado a promover competências de pesquisa em professores do ensino médio, implementando um modelo sob medida no contexto dos conteúdos educacionais contemporâneos. O objetivo principal desta pesquisa é avaliar a eficácia do modelo desenvolvido em cultivar competências de pesquisa entre educadores do ensino médio no processo educacional. Uma descrição abrangente das competências de pesquisa dos professores é fornecida, juntamente com uma exposição de seus componentes de conteúdo. Realizamos uma análise das competências pedagógicas chave, profissionais e especializadas, que informaram a identificação de competências essenciais de pesquisa para professores no que diz respeito à modernização do conteúdo educacional. Posteriormente, desenvolvemos um modelo de promoção de competências de investigação em professores neste contexto. Nossa análise dos resultados experimentais preliminares sugere a necessidade de modificações e refinamentos do modelo, empregando o método da fenomenologia hermenêutica durante as interações educacionais e profissionais entre os participantes do processo educacional. As abordagens e o modelo proposto discutidos neste artigo podem ser utilizados no desenvolvimento e aprimoramento de habilidades de pesquisa pedagógica, bem como no desenvolvimento profissional contínuo. Além disso, os resultados deste estudo podem ser aplicados na organização de um sistema de certificação para o corpo docente, embora esse não seja o foco principal desta pesquisa.

Palabras clave : Competências de pesquisa do professor; Modelo de competência de pesquisa; Abordagem baseada em competências; Abordagem hermenêutica.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )