SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49Developing research competencies in secondary school teachers within the context of contemporary educational contentBullying and Autism Spectrum Disorder (ASD): what do autobiographies reveal to us? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Pesquisa

Print version ISSN 1517-9702On-line version ISSN 1678-4634

Abstract

MARQUES, Felipe Tumenas  and  LOUZADA NETO, Francisco. Formação estatística nos programas de pós-graduação brasileiros: análise das disciplinas oferecidas. Educ. Pesqui. [online]. 2023, vol.49, e249290.  Epub June 16, 2023. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202349249290.

A estatística é uma das bases da ciência e seu ensino em programas de pós-graduação tem influência direta na formação da próxima geração de pesquisadores. Este trabalho traz um panorama geral das disciplinas relacionadas à estatística na pós-graduação stricto sensu no Brasil, a partir da análise das ementas das 176.823 disciplinas, sendo 12.552 com conteúdos relacionados à estatística. Dentre os fatos encontrados temos que poucos programas possuem disciplinas obrigatórias relacionadas à estatística. Quanto maior o conceito da pós-graduação na Capes, maior a quantidade média de disciplinas relacionadas à estatística ofertadas. Entretanto, essa relação não está presente nas disciplinas obrigatórias. Com relação ao conteúdo das disciplinas, elas se dividem em dois grandes grupos. Um grupo com base teórica em probabilidade e estatística, outro com foco em aplicações e utilização de ferramentas. Existe um pequeno terceiro grupo de disciplinas, ofertadas na língua inglesa. Por fim, a oferta de disciplinas relacionadas a técnicas avançadas (Machine Learning) é, se comparada à oferta das disciplinas relacionadas à estatística, muito pequena e se concentra, principalmente, nos programas de Engenharia e Ciências Exatas e da Terra.

Keywords : Pós-Graduação; Disciplinas; Estatística.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )