SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49Formação estatística nos programas de pós-graduação brasileiros: análise das disciplinas oferecidasA demanding school: schooling strategies in Waldorf institutions índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Pesquisa

versión impresa ISSN 1517-9702versión On-line ISSN 1678-4634

Resumen

OLIVEIRA, Ana Flávia Teodoro de Mendonça  y  SCHMIDT, Carlo. Bullying e Transtorno do Espectro Autista (TEA): o que nos revelam as autobiografias?. Educ. Pesqui. [online]. 2023, vol.49, e251469.  Epub 16-Jun-2023. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202349251469.

O bullying tem sido descrito como um conjunto de comportamentos agressivos repetidos e intencionais em que existe uma desigualdade de poder entre agressor e vítima. Pessoas com deficiência têm maior risco de serem vitimizadas por bullying, especialmente aquelas com transtorno do espectro autista (TEA). Este estudo tem por objetivo identificar situações de bullying relatadas por pessoas com TEA, a partir dos relatos autobiográficos de Temple Grandin e Donna Williams. Como procedimentos metodológicos, foram utilizadas a revisão secundária de dados e a análise de conteúdo de Bardin. Dessa forma, os relatos autobiográficos analisados evidenciam uma série de situações de bullying vividas no ambiente escolar, indicando que ambas as pessoas com TEA foram vítimas de ofensas diretas verbais, na forma de gozações constantes, ridicularizações, uso de apelidos e nomes aviltantes. O bullying direto com manifestações físicas também foi uma realidade na vida das autoras autistas, revelando um cenário de agressões e intimidação física, tendo como um dos algozes a própria professora. As agressões de caráter indireto foram reveladas nas narrativas autobiográficas, especialmente quando as autoras relatam os momentos de solidão vividos na escola. De fato, os depoimentos de Grandin e Williams desafiam a escola a tomar um novo posicionamento diante da dor e da humilhação sofridas pelos indivíduos com TEA no ambiente escolar, um posicionamento que exige de todos os atores da instituição de ensino a adoção de uma postura mais humanitária e solidária, em oposição a uma atitude indiferente diante desse fenômeno social.

Palabras clave : Transtorno do Espectro Autista; Autobiografias; Bullying; Intervenções na escola.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )