SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49Decentralized Classes Program in the expansion of public professional education in the state of São Paulo: history and developmentsPerceptions about body image in higher education: words from physical education undergraduates author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Pesquisa

Print version ISSN 1517-9702On-line version ISSN 1678-4634

Abstract

REINIG, Marília Segabinazzi  and  LUNARDI-MENDES, Geovana Mendonça. Do mercado do sucesso ao sucesso de um mercado: soluções educacionais, avaliação e inclusão escolar. Educ. Pesqui. [online]. 2023, vol.49, e257405.  Epub June 22, 2023. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202349257405.

A interpretação e a tradução das políticas educacionais de desempenho perante as demandas da política de educação inclusiva é o ponto-chave do que se apresenta neste texto. Trabalhou-se com a hipótese de que, ao coexistirem no mesmo espaço educacional e serem traduzidas em ações concretas nos municípios, essas políticas não apresentam diálogo satisfatório, pois, na busca por melhores índices de desempenho, os municípios acabam por abrir espaço para o surgimento de um mercado privado que promete soluções, ao mesmo tempo que se distancia dos principais pressupostos da inclusão. Para verificar a hipótese anunciada, foram pesquisados dezessete municípios catarinenses que adquiriram o pacote educacional privado Sistema de Ensino Aprende Brasil. A pesquisa quis compreender as implicações das aquisições desse pacote, em sua relação com as avaliações externas em larga escala, para a perspectiva da educação inclusiva nos sistemas municipais de educação. Os dados obtidos foram apresentados e discutidos em sua interação com argumentos teóricos, ancorados na teoria da atuação política. Os resultados confirmaram a hipótese das autoras, pois identificam um distanciamento dos pressupostos da educação inclusiva a partir da adoção da proposta dos serviços educacionais privados, os quais são apresentados como “solução educacional” que, a partir da avaliação e mensuração das competências individuais, moldam a formação do sujeito, reforçam a lógica normativa da escola regular e creditam aos serviços privados um status salvacionista como única via possível de sucesso da educação pública.

Keywords : Inclusão escolar; Serviços educacionais; Avaliação em larga escala; Mercado educacional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )