SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49Do mercado do sucesso ao sucesso de um mercado: soluções educacionais, avaliação e inclusão escolarSaber e ensinar frações: concepções e práticas de professores do ensino fundamental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Pesquisa

versión impresa ISSN 1517-9702versión On-line ISSN 1678-4634

Resumen

ALMEIDA, Vitor Alexandre Rabelo de et al. Percepções sobre imagem corporal na formação superior: com a palavra, graduandos de educação física. Educ. Pesqui. [online]. 2023, vol.49, e259505.  Epub 22-Jun-2023. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202349259505.

Imagem corporal é definida como a representação mental do próprio corpo. Apesar de haver estudos que avaliaram a imagem corporal da população de universitários do curso de educação física, poucos buscaram entender como esta população conceitua esse construto. Esta pesquisa objetivou compreender as percepções sobre imagem corporal de um grupo de graduandos concluintes do curso de licenciatura em educação física de uma universidade pública do Rio de Janeiro, com enfoque em como eles constroem e problematizam o conceito de imagem corporal e suas aplicações na educação básica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e transversal, na qual 31 universitários, com média de idade de 24,6 anos (DP=±3,4 anos), participaram de grupos focais on-line e responderam a um questionário sociodemográfico para a coleta de dados. As sessões foram gravadas e transcritas, outrossim, para análise de dados, foi utilizada a análise de conteúdo categorial por acervo. Cinco categorias despontaram após a análise de conteúdo: (1) definições e conceitos sobre imagem corporal, (2) conhecimentos sobre quando se inicia e quando cessa a imagem corporal, (3) aspectos influenciadores da imagem corporal, (4) diferença entre a imagem corporal de homens e mulheres e (5) imagem corporal, formação e atuação na educação básica. Pôde-se concluir que os participantes compreendem a imagem corporal apoiados em uma perspectiva limitada, pouco pautada na literatura e baseada em suas vivências, o que pode impactar sua futura atuação profissional.

Palabras clave : Formação inicial; Universitários; Insatisfação corporal; Pesquisa qualitativa; Grupo focal on-line.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )